Voando longe

Publicado em quarta, 16 de outubro de 2019 Ensino Médio

Sob comando da professora Verônica Cristofoletti, o Núcleo Olímpico de Física do COC Sorocaba – Santa Rosália tem obtido resultados muito expressivos nas competições de lançamento de foguetes que tem participado. Os foguetes são construídos com materiais de fácil acesso: cano de pvc e garrafa pet. Os alunos têm que pensar na aerodinâmica de seu projeto já que quanto maior for a distância alcançada no lançamento, melhor colocação na competição. A propulsão do foguete é feita a partir de água (através de uma bomba simples de encher pneu de bicicleta) ou de bicarbonato de sódio e vinagre (elementos que quando misturados causam uma reação química).

Um dos destaques da turma do COC Sorocaba foi na MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes. Das cinco equipes que participaram, quatro ganharam medalha (1 ouro, 1 prata, 2 bronzes). Devido a esse resultado, a equipe que levou o ouro, formada pelos estudantes Laryssa, Diogo e Vítor, todos do 1° ano do Ensino Médio, participará  de  uma competição na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro agora em novembro. Trata-se da Jornada de Foguetes.

Já na OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia, dos 14 participantes, 9 ganharam medalha (6 ouros, 1 prata, 2 bronzes).

Outra competição que nossos alunos já foram selecionados para participar é a Copa Sorocabana de Foguetes que ocorrerá em março de 2020 no Parque Tecnológico de Sorocaba. A 1° Seletiva aconteceu em 5 de outubro. O colégio teve como destaque a mesma equipe que se consagrou com o ouro da MOBFOG (Laryssa, Diogo e Vítor), que levou o 1° lugar na categoria "vinagre".

"Fico muito feliz em ver o desempenho dos alunos nas Olimpíadas de foguetes. Com todo esforço e dedicação foi possível obter muitos resultados de destaque em âmbitos municipais, estaduais e até mesmo nacionais. Essas conquistas foram possíveis graças à colaboração de todos e do trabalho em equipe, que é a parte principal para obter o sucesso", destaca a professora Veronica.

Segundo ela, muitos alunos no começo ficaram resistentes em participar do Núcleo (a atividade extracurricular é oferecida gratuitamente) pois não achavam que era a disciplina preferida deles, mas quando entenderam a maneira prática como o estudo é realizado no grupo, se encantaram com a ideia e estão muito envolvidos com o projeto.

Com empenho e dedicação, novos passos serão dados e com eles chegarão novas conquistas, com certeza. Vai lá Núcleo Olímpico de Física, estamos na torcida!

 

 

Confira as fotos em nosso Facebook.