COC Santa Rosália

Impressora 3D

09/10/2018

Com o compromisso de sempre se atualizar tecnologicamente para potencializar as atividades pedagógicas dentro da sala de aula, o COC Sorocaba – Santa Rosália acaba de adquirir uma impressora 3D, que é mais um dos itens que compõe o Espaço Maker do colégio.

A aquisição do aparelho vem ao encontro da linha tecnológica adotada no colégio, que já conta também com aulas de robótica e salas de aula equipadas com lousa eletrônica. “O objetivo é trazer a tecnologia em benefício da aprendizagem do aluno”, pontua o diretor Raul Mascarenhas Fonseca.

As professoras Talita, Ana Paula e Alexandra, do 2º ano do ensino fundamental, já utilizaram a impressora 3D para uma atividade. Para treinar as quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) de maneira lúdica, as professoras imprimiram dados na impressora 3D e utilizaram na atividade com os alunos. “São construções que nos ajudam, deixam nossas aulas mais interativas, dinâmicas e tudo isso auxilia o processo de ensino e aprendizagem. Sai da apostila e vai para algo moderno. Temos que usar a tecnologia a nosso favor”, comenta a professora Talita. Segundo ela, quando os alunos vão à sala de informática e a impressora 3D está trabalhando, eles ficam curiosos e entusiasmados vendo-a funcionar. “Eles curtem bastante, eles são da geração da tecnologia.”

Outro aspecto que a professora Talita destaca é que o mesmo material produzido pela impressora 3D pode ser utilizado por outras professoras.

As professoras Alessandra e Fernanda, do 4º ano do ensino fundamental, também produziram material para ser utilizado com os estudantes. Elas imprimiram animais vertebrados das cinco classificações: aves (um pássaro), répteis (tartaruga), anfíbios (sapo), mamíferos (leão) e peixes (tubarão).  “É muito importante não apenas ver figuras na apostila, mas manipular um objeto. Fica muito mais prazeroso, mais fácil o entendimento da matéria. Sem contar que usar um artefato novo causa estímulo maior aos alunos e o trabalho fica muito mais significativo”, explica a professora Alessandra. Para ela, os professores devem estar sempre atentos para buscar novos recursos para a sala de aula e a impressora 3D, nesse sentido, veio pra enriquecer o trabalho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

07/02/2018
Treinamentos
On the eve of back to school, employees undergo training Professionals who work and experience the d...
CONTINUE LENDO
23/05/2018
Dia das Mães
Dia das Mães do Fundamental As turminhas do Fundamental I – do 1º ao 5º anos – realizaram ...
CONTINUE LENDO
05/06/2018
Orientação
Orientação profissional Com o intuito de auxiliar os alunos do ensino médio na pesquisa e bus...
CONTINUE LENDO
20/08/2019
Aniversário de Sorocaba
No último dia 15 de agosto, Sorocaba celebrou 365 anos. Aproveitando a data, a professora Tal...
CONTINUE LENDO