Os alunos do 7º ano do COC Santa Rosália tiveram um estudo do meio, recheado de conhecimento. Eles visitaram o Museu Catavento de ciência e tecnologia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
A instituição visa aproximar os visitantes do mundo científico: do átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor inseto aos maiores animais da terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da proteção ambiental.
Depois de muito aprendizado compartilhado, os alunos foram para uma lanchonete onde puderam curtir os amigos e trocar experiências.
A excursão, com dois ônibus, foi acompanhada pelas professoras Renata e Marina. Chegando no Catavento, os estudantes foram divididos pelos monitores em 4 grupos e cada um deles visitou setores diferentes, já que o museu é bem grande: são 219 instalações, em 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Segundo Marina, muitos assuntos foram tratados durante a visita, como por exemplo, o surgimento do planeta Terra, sua geologia e biomas, teve também experiências de química e física em salas interativas, sala de tecnologia onde os alunos foram convidados a gravar um podcast, uma sala em que o visitante pode conhecer o interior do intestino...
“A visita foi muito válida e cheia de conhecimento. E cada grupo teve uma experiência diferente”, acrescenta, Marina.
Além do acervo do museu, o prédio onde está localizado é muito interessante, sendo um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias. Inaugurado em 1924, originalmente como local de exposições, o Palácio teve ao longo de sua história diversos outros usos, retomando sua finalidade original com a implantação do Museu Catavento.