Viagem no tempo

Publicado em quarta, 23 de outubro de 2019 Ensino Fundamental II

Durante a disciplina de História, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre os primeiros humanos na Pré-História e as primeiras civilizações da Idade Antiga (Mesopotâmia, Egito,  Pérsia, Fenícia, Hebreus, Grécia, Roma, China, Japão, Índia e as civilizações indígenas). 

E, para finalizar esse conteúdo e memorizar a matéria, a professora Marina propôs um trabalho em que os alunos eram livres para escolher seu tema (pensando no que mais gostou de estudar durante o ano), tendo que criar um mascote (personagem histórico,  construção ou objeto) e apresentar para a classe, tendo autonomia para explicar o porquê de sua escolha e a história em torno do que escolheu. 

“Os resultados foram incríveis!”, pontua a professora. E o mais legal foi que os trabalhos envolveram toda a família que colocou a mão na massa para ajudar na construção dos mascotes. “Fazendo, assim, a família relembrar a História!”, comenta a professora. 

No 6º A, os estudantes relembraram o mistério das pirâmides de Gizé e da esfinge; as lutas de gladiadores e os massacres de cristãos no coliseu romano; as estátuas dos soldados de terracota no túmulo do rei oriental e as religiões taoísta e védica; passando também por Alexandre, o grande, o Farol e a Biblioteca de Alexandria, além do homem da Pré-história.

No 6º B, os estudantes trouxeram as  rainhas africanas, os deuses antropomórficos, escudos e soldados romanos, jóias egípcias, aqueduto romano, pergaminho da vida em Esparta, e Lucy (famoso fóssil encontrado na Etiópia e que foi muito importante para descobrir mais sobre a evolução da espécie humana).

Já no 6º C, os alunos fizeram trabalhos inspirados na escrita de hieróglifos, na escultura da Cleópatra, em múmias de Tutankamon, no cavalo de Tróia,  entre outros.

“Eles são muito criativos! Mais uma vez nossos alunos demonstraram que trabalham muito bem quando têm autonomia em sala de aula”, ressalta a professora.

 

Confira as fotos em nosso Facebook.