Um trabalho que não vale nota e nem é obrigatório, mas que todos os alunos aderem e se empenham para fazer. Isso enche qualquer professora de orgulho, não é mesmo? Os estudantes do 6º ano apresentaram resultados surpreendentes nos trabalhos de História, no final do ano. A ideia era fazer uma revisão bem diferente e criativa do conteúdo estudado: pré-história e idade antiga. Os alunos escolheram o que mais gostaram de estudar e, em seguida, fizeram maquetes, mascotes ou mesmo desenhos, para depois fazer uma explanação para os outros colegas da turma. Os resultados ficaram bem legais e podem ser vistos pelas fotos. “O fato de fazerem o trabalho, mesmo sem valer nota, renova a nossa fé na educação, no nosso trabalho”, pontua a professora Marina sobre o projeto batizado por ela de Mascotinhos da História.
Ela frisa que os estudantes têm liberdade para a escolha do tema que querem abordar e como desenvolvê-lo, possibilitando um espírito protagonista. Ao confeccionarem seus trabalhos, os alunos acabam revisando conteúdos, refletindo sobre eles e também aprendendo com os outros colegas durante as apresentações. A liberdade para a escolha do tema e a criação geram curiosidade e expectativa em relação ao que cada um vai fazer.
A atividade trouxe temas como soldados espartanos, teatro da Grécia antiga, início da civilização japonesa, homens da caverna… Mas, o que mais faz sucesso são os faraós e as pirâmides. “Fiquei muito orgulhosa”, finaliza a professora.