Escola também é lugar para falar e refletir sobre sentimentos. Ao longo do ano, os professores de todos os segmentos, realizam atividades em que a educação emocional está em pauta. Por exemplo: pegando carona na clássica história dos Três Porquinhos e com atividades criativas a partir do tema, os alunos do Infantil 2 B da Educação Infantil foram convidados a refletir sobre medos e inseguranças. A reflexão foi muito legal e também foi uma oportunidade, para trabalhar a criatividade e as habilidades motoras.
A atividade foi realizada sob coordenação da professora Jenifer Antunes.
“Durante o conto, brincadeiras e atividades, fui dando aberturas aos diálogos, validando os sentimentos das crianças, não forçando fazer coisas que os deixem ainda mais inseguros e sempre estimulando a positividade, trazendo a identificação com os personagens, como os três porquinhos, pois também tiveram medo, mas foram corajosos!”, comenta Jenifer.
Segundo ela, as atividades com colagem, bexiga e até um boneco de lobo mal que as crianças podiam brincar de soprar (feito o personagem da história) possibilitaram também, trabalhar o desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa. “Tive o intuito de ajudar as crianças a melhorarem sua relação com o medo, passando a compreender que é normal senti-lo, mostrando a importância de explorar o que lhe causa tal sentimento e também, a importância de expressarem suas necessidades, desejos e sentimentos desde o faz de conta, como também do que é real”.