Em meio à rotina escolar, também é importante achar um espaço acolhedor para conversas que vão além dos conteúdos de cada componente, e que são de extrema importância para garantir o bem-estar dos alunos.
Na fase da adolescência, momentos que estimulem o diálogo são fundamentais. Por isso, o COC Sorocaba oferece aos alunos do Ensino Fundamental 2 dois projetos que visam acolher e criar pontes importantes para conversas.
Um deles é o Amigavelmente, que faz parte da grade curricular e ocorre semanalmente. O projeto foi desenvolvido pela Pearson e propõe uma série de dinâmicas e atividades que visam trabalhar aspectos socioemocionais juntos aos estudantes. Mas, além do Amigavelmente, o corpo docente e a diretoria do colégio também acharam interessante pensar em mais espaços para o diálogo, criando o Programa de Tutoria.
A atividade, que tem participação voluntária e gratuita, ocorre no contraturno escolar e o engajamento dos alunos tem sido grande, o que demonstra a importância do projeto.
Nesse espaço de diálogo, onde os próprios alunos trazem as questões que gostariam de discutir, surgem diversas questões que passam por aspectos emocionais e também temas ligados aos processos escolares, como de que maneira planejar melhor os horários de estudo.
A professora Aline Giron, uma das responsáveis pelo projeto, comenta a importância desse espaço de acolhimento e de escuta. “As maiores queixas são ansiedade em relação às notas e provas. Também falam sobre falta de autoestima e abordam questões sobre o corpo que está em fase de mudanças na adolescência”, comenta a professora.
Para ela, assim como o Amigavelmente, o Programa de Tutoria auxilia no fortalecimento dos vínculos afetivos entre os alunos e o professor, entre os alunos e o colégio e mesmo entre os próprios estudantes, pois ao conversarem eles conseguem compartilhar sensações que muitas vezes são experimentadas também pelos colegas.
Segundo a diretora Annaluci Corrêa, o período pandêmico evidencia ainda mais a importância de projetos como esse. “Nessa retomada às aulas presenciais, a gente percebe um desacerto em relação ao hábito de estudar. A pandemia acabou desorganizando a rotina dos alunos e eles estão tendo que reaprender a planejar as demandas escolares. Com a tutoria, podemos auxiliar nesse processo”, pontua a diretora.
Aline frisa também que a fase de adolescência pela qual os alunos do Ensino Fundamental 2 estão passando, naturalmente gera conflitos, e um espaço para falar e ser compreendido pode ajudar muito nesse momento de transição.
Os encontros de tutoria ocorrem em diferentes horários para cada turma (do 6º ao 9º ano) e são coletivos. Mas, caso um aluno sinta necessidade de um atendimento mais particular, é possível marcar um horário com a professora responsável pela tutoria da turma. “Durante esses encontros de tutoria, eu diria que a palavra é acolhimento. Eles precisam sentir que pertencem a esse colégio”, acrescenta Aline.
Aline conta também que durante os encontros, as professoras trazem informações fundamentadas em estudos da neurociência e que falam como melhor trabalhar o foco e a concentração. Na tutoria, também são abordadas as possibilidades para organizar melhor o tempo e, consequentemente, encontrar tranquilidade e segurança para resolver as demandas escolares.