Torneio de Robótica

Publicado em segunda, 01 de agosto de 2022 Ensino Fundamental II

O COC Sorocaba realizou um torneio de robótica em que participaram mais de 80 estudantes do Ensino Fundamental 2. Os alunos estavam bastante animados e também concentrados já que os juízes dessa competição eram da equipe Omegabotz, da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), que representa Sorocaba em campeonatos nacionais e internacionais. 

Segundo a professora do COC Priscila Luz, que também participa da equipe da robótica da Facens, o desempenho dos alunos foi muito bom e atendeu bem as expectativas dos juízes. 

Além de ficarem muito contentes com a oportunidade de serem avaliados por profissionais que são referência na área, os alunos puderam também conhecer de perto e ver como funcionam robôs que participam de grandes competições pelo mundo. E isso, sem dúvida, é um incentivo e tanto! 

Os 80 estudantes que participaram foram divididos em 10 equipes compostas por alunos de diferentes idades e salas, pois uma das ideias nas aulas de robótica é justamente essa: aprender e potencializar o trabalho em equipe, respeitando e valorizando as diferenças. 

As equipes foram avaliadas em 4 etapas, e os destaques receberam troféus. Na sala de design de robô, foram avaliados aspectos como: robustez, centro de massa, eficácia, objetividade nas missões e estratégia nos desafios. Na sala de programação, os juízes analisavam os códigos desenvolvidos pelas equipes. Na sala de trabalho em equipe, foi proposta uma dinâmica e a ideia era verificar como os participantes se comportavam entre si para chegar ao objetivo solicitado. Aqui, não importa o resultado, mas sim como se dá o processo e se as turmas conseguem administra as diferenças, o nervosismo e fortalecer o trabalho em equipe. Já a sala desafio do robô, foi aberta ao público e os pais puderam conferir um pouco do trabalho dos filhos. Nessa sala, os robôs participaram de provas e os participantes tiveram que se esforçar bastante para cumprir os desafios propostos.