Telejornalismo 8º ano

Publicado em segunda, 04 de novembro de 2019 Ensino Fundamental II

Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental trabalham diversos gêneros textuais ao longo ano nas aulas de Português. Um deles é a reportagem. Para deixar a aula mais dinâmica e entusiasmante, a professora Priscila propôs uma atividade bacana com eles. 

Após entenderem um pouco sobre a reportagem e lerem alguns exemplos, foi a vez dos estudantes realizarem suas próprias reportagens. O tema foi Sorocaba, e eles pesquisaram diversos dados para compor seus textos: quantidade de habitantes da cidade, estrutura de saneamento básico, transporte, violência e outras questões sociais. 

Depois foi a vez de fazer a adaptação dessas pesquisas para um jornal televisivo, com direito a âncora de estúdio, repórter de rua e entrevistado. “Foi bem bacana a atividade e alguns levaram até figurino para fazer a caracterização”, conta a professora. Dessa maneira, foi possível estimular a aprendizagem ativa dos alunos, quando eles são os protagonistas das aulas e o conhecimento é gerado a partir da prática. O envolvimento dos adolescentes mostra que atividades desse tipo trazem bons resultados pedagógicos.

Confira as fotos em  nosso Facebook.