Para assimilar melhor e de maneira mais lúdica alguns conteúdos de história relativo ao período Feudal, os alunos do Ensino Médio, sob supervisão da professora Isadora, se lançaram a uma proposta bem diferente e que acabou resultando em um trabalho cheio de informação e também de humor. Baseados nos conhecimentos aprendidos em sala de aula, os estudantes produziram um Telejornal Medieval. Isso mesmo: a ideia era falar sobre o período e sobre acontecimentos históricos como as Cruzadas por meio desse formato de jornal televisivo, com direito a âncora, repórter, entrevistados e até previsão do tempo. O resultado ficou muito legal e fez com que os alunos aprendessem mais sobre esse momento histórico de maneira interessante e divertida.
A criatividade rolou solta e teve entrevistas com ex-combatentes das Cruzadas e até um MasterChef Medieval, em que os participantes tinham que achar seus ingredientes diretamente na floresta. Para dar um tom mais sensacionalista ao telejornal, teve também uma reportagem sobre desavenças entre celebridades, no caso famosos cavaleiros.
A atividade faz parte do Itinerário Formativo na área de História e a ideia é realmente estimular uma aprendizagem ativa com os alunos, colocando-os como protagonistas do processo. “A fonte de informação era a própria apostila e foram eles quem realizaram o roteiro e filmagens. Eles gostaram bastante de fazer. No Itinerário Formativo a gente busca diversificar as formas de aprendizagem e também de avaliação”, pontua a professora Isadora.