Space Day

Publicado em quinta, 04 de novembro de 2021 COC Santa Rosália

Desde 2017, os alunos do Ensino Médio do COC Sorocaba têm a oportunidade de viajar aos Estados Unidos para participar de um intercâmbio no Kennedy Space Center, centro educacional da NASA. E por isso ficamos muito felizes de poder ampliar essa parceria e trazer também um pouquinho das pesquisas da NASA para dentro do nosso colégio através do Space Day, que ocorreu no último dia 21 e foi voltado aos estudantes do Ensino Fundamental 1 e também às turmas do 6º e 7º anos do Fundamental 2.

Num dia intenso de programação, a ideia foi promover uma experiência lúdica e imersiva aproximando os jovens da realidade da exploração espacial. Os alunos puderam conhecer e até tocar em objetos que estiveram no espaço sideral e que participaram de importantes expedições da NASA. Deu até para ver como é a comida especial feita para alimentar os astronautas quando eles estão no espaço. Os estudantes também conduziram, por meio de tablet, um Rover (espécie de robô utilizado para pesquisas espaciais) sobre uma superfície que reproduzia a geologia do solo de Marte. Houve lançamento de mini foguetes e teve também uma conversa cheia de curiosidades com um especialista em engenharia espacial.

A coordenadora Larissa diz que a expectativa dos estudantes em relação ao Space Day era muito grande e que os alunos adoraram a experiência e fizeram muitos comentários empolgados após participarem da programação. 

Atividades como o Space Day e o intercâmbio promovido anualmente ao Kennedy Space Center contemplam uma das diretrizes do COC Sorocaba, que é explorar as áreas do STEAM, sigla em inglês que descreve os pilares (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).