Space Day

Publicado em sexta, 15 de outubro de 2021 COC Santa Rosália

Poder conhecer e até tocar em objetos que estiveram no espaço sideral e que participaram de importantes expedições da NASA. Caminhar sobre uma superfície que reproduz o solo de Marte.
Participar de conversa com especialista em engenharia espacial.

Assim será o dia 21 de outubro no COC Sorocaba, quando receberemos o Space Day.

O evento será voltado a alunos do Ensino Fundamental 1 e também às turmas do 6º e 7º anos do Fundamental 2.

Vale ressaltar que desde 2017, os alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de viajar aos Estados Unidos para participar de um intercâmbio no Kennedy Space Center, centro educacional da NASA. E por isso estamos felizes de ampliar essa parceria e trazer também um pouquinho das pesquisas da NASA pra dentro do nosso colégio. “Assim os alunos do Fundamental já podem conhecer um pouco sobre a NASA e quem sabe, se se empolgarem, já se planejar para o intercâmbio quando estiverem no Ensino Médio”, comenta o diretor Raul Fonseca Mascarenhas.

Atividades como essa vão ao encontro de uma das diretrizes do COC Sorocaba, que é explorar as áreas do STEAM, sigla em inglês que descreve os pilares (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Space Days, que tem duração de cerca de 5 horas, é organizado pela Michaelis Foundation e pelo portal de notícias espaciais 321 Go Space. A ideia é promover uma experiência lúdica e imersiva aproximando os jovens da realidade da exploração espacial.

Como já mencionado, uma das atividades de destaque é o mapa gigante de Marte. Desenvolvido pela Fundação do astronauta Buzz Aldrin, segundo homem a pisar na Lua, o mega tapete reproduz a geologia de Marte.

O tour sobre o mapa permitirá que os alunos entendam as principais missões que exploram o planeta vermelho, ver onde os Rovers de exploração espacial pousaram e ainda poderão tirar dúvidas e comparar Marte com a terra.

Outras atividades são, o mega quiz com perguntas sobre a história da exploração espacial; o space talk, um bate papo descontraído com um especialista, sobre a nova geração de missões e exploradores espaciais; o Stomp Rocket, atividade onde os alunos constroem e lançam os seus próprios mini foguetes de papel.

Por meio da réplica do Saturn V, nossos pequenos exploradores conhecerão a engenharia do foguete que levou o primeiro ser humano à Lua e muito mais.

Todo conteúdo do Space Day foi desenvolvido para oferecer uma imersão no passado, presente e futuro da exploração espacial.