Sítio Reino Animal

Publicado em quarta, 29 de maio de 2019 Ensino Fundamental I

Animais sociais vertebrados e invertebrados foi o tema de mais uma visita do Sítio Reino Animal ao COC Sorocaba – Santa Rosália. A bióloga Carol deu uma aula muito interessante e curiosa aos alunos do Ensino Fundamental 1.

Primeiro, ela falou sobre invertebrados que vivem em sociedades bastante organizadas: cupins, formigas e abelhas. Dentro da sociedade desses insetos, há hierarquias bem definidas. No caso dos cupins, há rei e rainha. Já entre as formigas e as abelhas, não há a figura do rei, apenas a da rainha. Há também soldados, operárias e faxineiras. Para deixar tudo ainda mais legal, as crianças puderam observar um formigueiro com lupa. Para se ter uma noção, as sociedades das formigas  são tão organizadas que parecem funcionar como um cidade: tem espaço para aterro sanitário, estoque de alimento e até processo de agricultura para criar os fungos!

Os estudantes também assistiram a um vídeo sobre o desenvolvimento das abelhas.

A bióloga Carol também citou alguns exemplos de vertebrados que têm sociedades bem organizadas, como os golfinhos (que tem um modelo de comunicação muito desenvolvido), os javalis, os quatis, os muriquis e também os patos (que voam em formato de “v” para facilitar o descolamento em longas distâncias devido à aerodinâmica).

Para contar todas essas informações, a equipe do Sítio Reino Animal faz uso de diversos recursos como vídeos, fantoches, bonecos de pelúcia e, em alguns casos, trazem visitas dos animais à escola. Uma forma muito divertida para as crianças de mergulhar no mundo da biologia.

Confira mais informações em nossa página do Facebook!