Science Days 2022

Publicado em sexta, 25 de março de 2022 Ensino Médio

O universo da ciência espacial e todo o campo que envolve o chamado Stem (Science, Technology, Engineering and Mathematic) são cada dia mais presentes na rotina escolar do COC Sorocaba. Os alunos têm participado de diversas olimpíadas estudantis – e conquistados excelentes resultados – e há também a parceria com o Kennedy Space Center – instituição educacional da Nasa, que há cinco anos selecionou o COC Sorocaba para participar de um projeto de intercâmbio que ocorre anualmente e leva alunos do ensino médio do nosso colégio para os EUA em um intenso mergulho nos projetos desenvolvidos pela Nasa.

Um dos momentos que vêm para coroar todo esse trajeto de investimento na área de Stem ocorreu neste mês durante o Science Days 2022, evento que aconteceu na Facens e reuniu centenas de estudantes de Sorocaba e região. Na ocasião, o grupo do colégio – COC Rockets – recebeu a medalha de 2º lugar no Science Challenge Sorocaba das mãos de Elmer El Richardson, cônsul comercial norte-americano. A competição premia os grupos que conseguem atingir as maiores distâncias no lançamento de foguetes feitos com garrafa pet e cano de PVC, tendo como elemento de propulsão uma solução à base de vinagre e bicarbonato.

Os alunos que participaram do COC Rockets – Laryssa Gabrielly Marquesin, Melissa Moreno Rosa, Flávia Benito Oliveira, Kaique Figueiredo Furquim e Anna Victoria Vieira Murat – foram inclusive convidados para mostrar seus trabalhos no evento, junto ao estande do Kennedy Space Center, um dos mais prestigiados no Science Days 2022.

Vale destacar que Laryssa, uma das alunas integrantes do COC Rockets, hoje é estudante de Engenharia da Computação na Facens e tem bolsa de 100% na instituição graças a seu desempenho em olimpíadas. A garota, que vem acumulando prêmios e menções honrosas em olimpíadas e competições estudantis desde 2015, cursou o ensino médio no COC Sorocaba.

O evento na Facens ofereceu aos alunos, educadores e suas famílias a oportunidade de explorar o mundo da ciência e, em particular, o universo espacial. Tudo gratuitamente.

“Além de oficinas, durante o evento, os estudantes também têm a oportunidade de conhecer os laboratórios da Facens e os projetos de extensão desenvolvidos pela faculdade”, conta a professora Verônica, que foi a orientadora do grupo COC Rockets.