Sarau do Ensino Médio

Publicado em quinta, 08 de outubro de 2020 Ensino Médio

Mesmo a pandemia não impediu que fosse realizado mais um evento de apresentações artísticas dos alunos do COC Sorocaba- Santa Rosália. Realizado de maneira on-line, o Sarau Literário e Artístico do Ensino Médio reuniu diversas expressões artísticas - música, dança, fotografia, desenho, pintura, bordado e literatura. Mais de 100 pessoas participaram do evento, que teve cerca de duas horas e meia de duração.
“O Sarau foi lindo e inspirador. Quanto talento no nosso meio! Os alunos fizeram lindas apresentações e foi perceptível o quanto foi importante para alunos e professores envolvidos, pois o evento, apesar de on-line, conseguiu nos aproximar, humanizar um pouco mais a relação entre nós”, ressalta a coordenadora Dalila Lima.
A professora Priscila Piquera Azevedo foi a idealizadora do evento. A ideia do sarau surgiu a partir de uma atividade realizada em junho. Durante aula de redação, os alunos produziram contos e crônicas que trouxeram uma reflexão, em primeira pessoa, a respeito desse período crítico que o mundo vive em relação à pandemia. “Os textos ficaram muito bons, com reflexões muito intensas e verdadeiras”, conta a professora, explicando que a partir disso pensou que seria legal realizar um evento para divulgar essa produção.
Para o sarau foram selecionados os textos de destaque dessa atividade e abriu-se espaço também para os alunos interessados em mostrar seus talentos em outras expressões artísticas. “Eles apresentaram obras encantadoras”, acrescenta a professora. Tinha desenho em aquarela, pintura denunciando as queimadas no Pantanal, releitura de Van Gogh com olhar contemporâneo, dupla musical, apresentação de dança com poema de Chacal, contos, crônicas... Muito talento mesmo!
Para o professor Vinicius Bagattine, o sarau representou um momento de encontro, de partilha e de convivência. “Foi um momento único em que pudemos entrar em contato com uma simbiose de emoções: risos, choros, euforia”.
A aluna Gabrielle Andrade também ressalta a importância de poder descobrir novos artistas dentro da escola. “Foi muito legal. É importante que a escola dê essa oportunidade para alunos. O sarau fez bem pra todo mundo, ainda mais nesse tempo que a gente está vivendo”.