Rodas de conversa

Publicado em segunda, 10 de junho de 2019 Ensino Fundamental II

Os estudantes do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental do COC Sorocaba – Santa Rosália participaram de rodas de conversa que tiveram como intuito trazer um espaço para reflexão acerca das relações interpessoais que são estabelecidas na colégio e de como fazer para tornar esse convívio social mais legal, respeitoso e saudável.

A iniciativa de promover essas rodas de conversa com os alunos do 6º ao 8º foi pensada após o ótimo resultado obtido com os estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, que se envolveram bastante na atividade. Então, porque não ampliar o projeto e atingir também os estudantes do 6º ao 8º?

Os adolescentes foram convidados a pensar sobre o que pode ser agressivo para o outro e também para você mesmo. Assim, a ideia era trabalhar a questão da empatia, de se colocar no lugar do outro.

Segundo a diretora Annaluci, eventos como esse mostram a importância de a escola trabalhar muito além do conteúdo didático, mas também dar espaço para que os alunos possam falar de aspectos emocionais, tornando o ambiente assim mais humanizado. “Os professores que tiveram a oportunidade de participar, falaram sobre uma outra percepção dos alunos, a partir do que viram e ouviram. Ao meu ver, conseguiram tirar o foco da sua disciplina, pelo menos um pouco, para observar o aluno de uma forma diferente”, pontua Annaluci.