Projeto Recursos Naturais 5º

Publicado em quinta, 27 de fevereiro de 2020 Ensino Fundamental I

Para falar sobre recursos naturais, sua importância e o uso consciente desses elementos, as professoras dos 5º anos do COC Sorocaba- Santa Rosália, Larissa, Glaucia e Fernanda, propuseram atividades diversas que contaram com grande interação e integração dos alunos, partindo do conceito de aprendizagem ativa. 

A turma da professora Fernanda trabalhou com a água. Seis alunos foram sorteados para fazer pesquisas sobre a quantidade de água que é utilizada na produção de diversos produtos industrializados. Para se ter uma ideia, uma calça jeans usa mais de 10 mil litros de água! Sob orientação da professora, os alunos sorteados fizeram pesquisas em casa e depois apresentaram os resultados para os colegas, que montaram cartazes trazendo possíveis alternativas para economizar esse recurso natural tão importante que é a água. Para finalizar a atividade, os estudantes aproveitaram a sombra de uma árvore do jardim do colégio para cantar uma música que fala da importância do ciclo da água.

Já a turma da professora Fernando refletiu sobre o solo e as diversas camadas que o compõe. Divididos em grupos, os alunos desenvolveram uma atividade na área externa da escola catalogando as diferentes composições do solo. 

O ar foi o tema dos alunos da professora Larissa, que partiu da escala de Beaufort (que classifica a intensidade dos ventos) para realizar a atividade. Divididos em grupos, os estudantes participaram de uma brincadeira de mímica em que a ideia era interpretar (usando o corpo, a criatividade e alguns objetos como folhas de árvores, galhos e guarda-chuvas) os diferentes tipos de ventos de acordo com essa escola (brisa leve, ventania, furacão...). 

“Todas as atividades foram experiências incríveis com os alunos, que foram protagonistas no processo de aprendizagem”, ressaltam as professoras.

Confira as fotos em nosso Facebook.