Química Experimental

Publicado em segunda, 22 de novembro de 2021 Ensino Médio

Entre as sete disciplinas eletivas ofertadas neste semestre pelo COC Sorocaba, está o curso de Química Experimental, ministrado pelo professor Victor Vieira Neto.

Segundo ele, muitos dos alunos que se inscreveram para as aulas – que são ofertadas gratuitamente no contra turno escolar - já tem interesse em seguir profissionalmente alguma área que envolve a disciplina. E quer uma oportunidade mais interessante do que essa: poder já conhecer e fazer experimentos em um laboratório profissional, super equipado e moderno mesmo antes de embarcar na faculdade? Nessa disciplina, o nosso colégio conta com a parceria da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, a Facens, que empresta seu laboratório para que a disciplina seja ministrada por lá.

O professor Victor reitera que essa é uma grande oportunidade e que os estudantes ficam muito entusiasmados de aprender química na prática. Aliás, as disciplinas eletivas têm justamente esse enfoque: colocar em prática os conhecimentos.

Outra questão importante destacada pelo professor, é que as aulas estimulam a autonomia e o protagonismo dos estudantes, que por meio de instruções prévias do professor conseguem realizar todo o processo com independência. Segundo Victor, é muito legal verificar o comprometimento dos alunos, que tem responsabilidade e cuidado para lidar com todas as substâncias e equipamentos do laboratório. “Eles estão tendo, ainda no Ensino Médio, uma vivência bem parecida com a que tive na universidade”, aponta o professor.

Entre as atividades já realizadas na disciplina, os alunos fizeram uma simulação do tratamento de água, uma experiência que simulava a reação que ocorre no bafômetro e testes de funções orgânicas em fármacos.