Desenvolvimento pessoal é um tema caro ao novo Ensino Médio e, dentro desse eixo, uma das disciplinas ofertadas ao 1º ano é chamada de Projeto de Vida. Nessa disciplina, os alunos participam de diversas atividades e dinâmicas com a proposta de desenvolver o autoconhecimento e, a partir daí, buscar identificar sonhos, objetivos e talentos e assim planejar passos para o futuro sem a ambição de encontrar um caminho definitivo, mas sim ter uma direção para seguir e aprender durante os processos.
O professor Carlos, que ministra essa disciplina, realizou com os estudantes uma atividade na biblioteca, onde eles foram convidados a criar imagens que se relacionassem ao tema “projeto de vida”. Alguns grupos resolveram fazer o desenho à mão, outros optaram por utilizar como recurso um editor de imagem.
“O resultado foi bem legal e eles foram bem participativos”, afirma Carlos.
Segundo Carlos, nessa disciplina a ideia é mostrar aos alunos que eles não têm que resolver já o que eles querem fazer pelo resto da vida (uma pressão social que muitos sentem nesse momento escolar), mas sim ajudá-los a identificar os seus sonhos e aptidões – através do autoconhecimento – e a partir disso incentivá-los e fortalecê-los em suas identidades e diversidades. Pois definir exatamente o que se busca para o futuro é um tema complexo, leva tempo e pode ir sendo moldado ao longo do caminho e dos processos.
Ter um projeto de vida também ajuda a planejar a rotina pra alcançar objetivos, mas isso não significa ter um mapa definitivo sobre os caminhos a serem trilhados, mas sim ter uma bússola de orientação pautada principalmente no autoconhecimento.