Metodologia ativa. Essa é uma prática adotada pelos professores do COC Sorocaba que propõe diferentes maneiras de aprender, indo além daquele clássico do aluno atrás da carteira e o professor ensinando em frente à lousa. Um exemplo legal que envolveu a ideia de metodologia ativa veio de uma proposta realizada com as turmas do 9º ano em uma aula de Geografia.
Como se fosse um jogo, os alunos, em grupo, deveriam responder a um questionário acerca dos temas economia mundial, globalização e capital financeiro. A ideia é que cada estudante apresentasse sua resposta e, caso houvesse uma discrepância dentro do grupo, os alunos eram convidados a argumentar sobre sua escolha até que entrassem em um consenso, potencializando assim o trabalho em equipe.
As alternativas para cada questão estavam encobertas por adesivos, e assim que o grupo o retirasse podia conferir se as respostas estavam certas ou erradas (os alunos encontravam uma “carinha feliz” para o acerto imediato, ou, “carinha triste” para a resposta incorreta). Se acertasse de primeira, o grupo ganhava o total de quatro pontos pela reposta certa, caso contrário tinha mais duas chances para acertar (a cada tentativa perdida, baixava o número de pontos conquistados). Desta forma, as alternativas das questões são como “apostas”, inicialmente realizadas de forma individual e, posteriormente, solucionadas em equipe.
Segundo a professora Janaína, a atividade parte do conceito de “Team based- learning”, ou seja, aprendizagem baseada em equipe. “Foi um momento oportuno para revisar e ter uma maior compreensão sobre os conceitos apreendidos. A atividade consiste em reforçar o diálogo e argumentação dos alunos, priorizando a aprendizagem por meio do trabalho em equipe com o uso de metodologias ativas em sala de aula”, explica. A professora conta ainda que a atividade teve um andamento bastante descontraído e divertido.