Professora propõe dinâmica que auxilia nas decisões sobre a escolha profissional

Publicado em terça, 16 de maio de 2023 Ensino Médio

Dentro do componente Projeto de Vida, os alunos do 2º ano do Ensino Médio estão tecendo uma reflexão a respeito de um assunto muito importante e que pode gerar muitas dúvidas e inseguranças: a escolha profissional. E para deixar esse momento mais leve, nada melhor do que compartilhar e ter um espaço na escola para conversar sobre o assunto. Além de momentos de reflexão e esclarecimentos coordenado pela professora, os alunos foram convidados também a participar de uma atividade lúdica e que eles se divertiram bastante: os estudantes foram caracterizados das profissões que pretendem exercer no futuro, utilizando roupas ou portando objetos que remetem ao profissional escolhido. O momento foi muito divertido e possibilitou com que os adolescentes se visualizassem como futuros profissionais, ajudando na confiança e autoestima, tão necessárias para os processos de vestibular que começarão a trilhar no ano que vem. 

A atividade foi coordenada pela professora Aline, que ficou muito contente com o engajamento dos alunos, que se envolveram com a atividade. “Eles se divertiram e dava pra ver a alegria deles”, comenta. 

A professora comenta também que alguns já são bastante convictos em relação à profissão que desejam exercer e outros ainda têm dúvidas. Nesse sentido, a professora orienta os estudantes a começarem a definir primeiro entre as grandes áreas de ensino (saúde, comunicação, engenharia, educação, informática...) para depois afunilarem as escolhas até chegarem a uma profissão mais específica.