Para ajudar os alunos na hora de fixar as operações de subtração e adição envolvendo números negativos, o professor Vitor de Matemática dos 7º anos do COC Santa Rosália foi bastante criativo e realizou um jogo dinâmico na quadra do colégio.
O “Jogo do Zero”, como foi chamado, envolveu além de contas matemáticas, arremesso de bola na cesta. A atividade foi divertida e muito proveitosa pedagogicamente falando, ajudando assim os estudantes a ficarem mais rápidos nas operações envolvendo números negativos.
O jogo consistia na divisão da turma em quatro grupos – cada um começava com a pontuação dentro da reta numérica que ia de – 50 a + 50. Na quadra foram distribuídas várias plaquinhas com números pares de 2 a 50 (de maneira aleatória).
A equipe, sem conseguir ver o número que constava em cada plaquinha, tinha que escolher uma delas. Ao escolher um número, a equipe poderia optar por somar aquele número à sua pontuação ou subtrair, tendo como objetivo atingir o zero, por isso o nome “Jogo do Zero”.
Mas, aí que entra a habilidade física, não apenas a matemática: ao escolher se queria somar ou subtrair o número, o grupo tinha que escolher uma das cestas para arremessar a bola: a cesta da operação “+” ou da “-“.
“Cada equipe começa ou no + 50 ou no – 50. Vamos supor que um grupo escolhesse a plaquinha 20 e estivessem com 50. Ou seja, nesse caso ficaria mais interessante que a equipe subtraísse esses pontos para que chegassem mais próximo ao zero. Daí, então, um dos integrantes do grupo pegava a bola e tentava acertar na cesta do negativo. Se acertasse, ganhava menos 20 pontos, se errasse ganhava só a metade, ou seja, menos 10 pontos”, explica mais detalhadamente o professor.
Segundo Vitor, essa brincadeira matemática foi um sucesso entre os alunos e muito rica pedagogicamente. O professor destaca que “o espírito competitivo deles”, ajudou na hora da brincadeira, pois todos querem acertar para ganhar o jogo.