Professor cria jogo para ajudar alunos em operações com números negativos

Publicado em quinta, 20 de abril de 2023 Ensino Fundamental II

Para ajudar os alunos na hora de fixar as operações de subtração e adição envolvendo números negativos, o professor Vitor de Matemática dos 7º anos do COC Santa Rosália foi bastante criativo e realizou um jogo dinâmico na quadra do colégio.

O “Jogo do Zero”, como foi chamado, envolveu além de contas matemáticas, arremesso de bola na cesta.  A atividade foi divertida e muito proveitosa pedagogicamente falando, ajudando assim os estudantes a ficarem mais rápidos nas operações envolvendo números negativos. 

O jogo consistia na divisão da turma em quatro grupos – cada um começava com a pontuação dentro da reta numérica que ia de – 50 a + 50. Na quadra foram distribuídas várias plaquinhas com números pares de 2 a 50 (de maneira aleatória). 

A equipe, sem conseguir ver o número que constava em cada plaquinha, tinha que escolher uma delas. Ao escolher um número, a equipe poderia optar por somar aquele número à sua pontuação ou subtrair, tendo como objetivo atingir o zero, por isso o nome “Jogo do Zero”. 

Mas, aí que entra a habilidade física, não apenas a matemática: ao escolher se queria somar ou subtrair o número, o grupo tinha que escolher uma das cestas para arremessar a bola: a cesta da operação “+” ou da “-“. 

“Cada equipe começa ou no + 50 ou no – 50. Vamos supor que um grupo escolhesse a plaquinha 20 e estivessem com 50. Ou seja, nesse caso ficaria mais interessante que a equipe subtraísse esses pontos para que chegassem mais próximo ao zero. Daí, então, um dos integrantes do grupo pegava a bola e tentava acertar na cesta do negativo. Se acertasse, ganhava menos 20 pontos, se errasse ganhava só a metade, ou seja, menos 10 pontos”, explica mais detalhadamente o professor. 

Segundo Vitor, essa brincadeira matemática foi um sucesso entre os alunos e muito rica pedagogicamente. O professor destaca que “o espírito competitivo deles”, ajudou na hora da brincadeira, pois todos querem acertar para ganhar o jogo.