Por dentro das profissões

Publicado em segunda, 30 de novembro de 2020 Ensino Médio

Alunos do Ensino Médio e também as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do COC Sorocaba – Santa Rosália foram convidadas a participar da Semana Profissional 2020, que ocorreu na última semana (de 23 a 25 de novembro). A participação dos alunos foi grande, o que demonstra a importância de eventos como esse, que podem auxiliar os jovens a respeito da escolha profissional.

O evento, que devido à pandemia foi realizado de maneira on-line, contou com dez profissionais com vasta experiência em suas respectivas áreas de atuação. 

“O evento foi muito proveitoso, pois tivemos grandes profissionais compartilhando experiências que podem ter sido determinantes para a escolha profissional dos participantes. Ações como essas, que estimulam a curiosidade e a interação, reforçam o nosso compromisso com a educação e a formação dos nossos alunos”, destaca Dalila,  coordenadora do Ensino Médio. Segundo ela, o grande engajamento dos alunos demonstra a importância de se realizar mais eventos como esse.
Vale destacar que entre a grande diversidade de cursos universitários ofertados hoje em dia, foram os próprios alunos que elencaram quais as áreas de maior interesse para que a direção do colégio pudesse fazer o convite aos profissionais dessas respectivas carreiras.

Profissionais do Direito (Janete Almenara), Economia (Renato Vaz Garcia), Psicologia (Paola Andrade Maia), Marketing (Fernando Torres Rosa), Engenharia (Karina Leonetti), TI (Eliney Sabino), Relações Internacionais (Fabrício Padilha Pereira da Silva), Medicina (Daniel Pellegrino Santos), Administração (Adilson Rocha) e Jornalismo (Evenize Batista) participaram do bate-papo com os estudantes, que também tiveram espaço para fazer perguntas e esclarecer dúvidas a respeito do dia-a-dia da profissão, mercado de trabalho, faculdade, estágio...

Para a psicóloga Paola, que inclusive trabalha com orientação profissional, o evento foi muito gratificante. “Eles participaram bastante, trouxeram muitas dúvidas... Eu vi um interesse muito grande mesmo”, comentou. Paola destaca que em seu trabalho de orientação profissional, ela sempre enfatiza a importância dos jovens buscarem por informações para saber como esse profissional atua, qual a grade curricular da faculdade... “Acho que a informação é de fundamental importância para a escolha de uma profissão. E um dos meios é esse, através de palestras e bate-papos em que eles tenham contato com o profissional para sanar as dúvidas, desmitificar algumas questões e saber sobre alguma curiosidade”. Segundo Paola, a grande participação em sua palestra, reflete o contexto atual da profissão: Psicologia é uma das áreas que têm sido mais procuradas, e a disputa pelas vagas em grandes universidades como a USP tem sido bastante acirrada (em relação a candidato por vaga, está entre as mais concorridas na Fuvest, ao lado de Medicina e Direito).

Para a aluna Laura Prestes, a iniciativa da Semana Profissional é muito importante. A garota, que desde criança tem o sonho de ser médica, participou da palestra de Daniel. Segundo ela, estar presente numa palestra com um  profissional formado em uma faculdade renomada de medicina, como a PUC-SP, é muito gratificante e foi muito encorajador. “Ele falou dos sentimentos que ele tinha, de como foi o primeiro plantão... A palestra trouxe uma clareza para mim que eu não estava encontrando nas minhas pesquisas”. A estudante do 3º ano do Ensino Médio também destacou que com a pandemia, eventos como feiras profissionais e faculdade de portas abertas ficaram mais escassos, portanto as palestras promovidas pelo colégio foram fundamentais.