Percurso literário

Publicado em quarta, 15 de setembro de 2021 Ensino Fundamental I

No COC Sorocaba a leitura é valorizada e estimulada desde a infância e o bom leitor pode até ganhar um troféu. Isso mesmo. Por meio do projeto Percurso Literário, realizado com o Ensino Fundamental 1, os estudantes recebem o desafio de ler alguns títulos ao longo do ano e quem “percorrer” todas as obras ganha um troféu ao final do “percurso”. A participação, que não é obrigatória, tem sido grande e tem até fila de espera na biblioteca para pegar os livros recomendados pelo Percurso Literário. “Os livros estão em constante empréstimo”, comenta Priscila, coordenadora do Ensino Fundamental e idealizadora do projeto. 

Neste ano, devido à pandemia, o projeto foi iniciado por volta do meio do ano e, por isso, a lista de livros foi reduzida para 5 obras (normalmente são cerca de 10 títulos). São publicações de variados gêneros – poesia, prosa, livros informativos – e selecionadas de acordo com a faixa etária do aluno. “Os alunos estão lendo os livros muito rápido e inclusive tem gente que até já ganhou troféu, pelo menos uns 20 alunos”, informa Priscila.

Assim que o estudante lê um livro da lista, ele realiza na Biblioteca uma atividade acerca da obra. Se nessa atividade proposta, o aluno conseguir ter mais da metade de aproveitamento, ele consegue um carimbinho em sua ficha. Se por acaso não conseguir bom resultado na atividade, é sugerido que o estudante leia novamente o livro e tente mais uma vez. Assim que conseguir todos os carimbinhos do Percurso Literário, conquista a premiação. “Acredito que com esse projeto conseguimos estimular o hábito pela leitura e o gosto por viajar pelo maravilhoso universo dos livros”, pontua Priscila.