Percurso literário 2024

Publicado em terça, 16 de abril de 2024 Ensino Fundamental I

Parece que a biblioteca do COC Santa Rosália tem sido um dos lugares preferidos da criançada e está bem movimentada neste momento, já que o Percurso Literário 2024 acabou de começar e tem aluno bem empolgado com o projeto de incentivo à leitura voltada ao Ensino Fundamental (de 2º ao 5º anos). Esse é o caso do Enzo, que em menos de 15 dias, leu e realizou atividades sobre os dez livros recomendados. A Maria Eduarda também se entusiasmou com o projeto e também já completou o trajeto, que foi iniciado no final de março. E outros alunos seguem indo à biblioteca, pegando os exemplares, e dando continuidade à empreitada pelo mundo da imaginação. O mais legal é que o projeto não é obrigatório, mas muitos dos nossos alunos adoram participar. No final, quem lê todos os livros e realiza as atividades ao longo do ano, recebe um troféu, o que acaba sendo um incentivo a mais para as crianças. 

“Fiquei muito feliz de terminar o Percurso bem rápido. Vários dos meus amigos estão participando e a gente conversa sobre os livros. Todos os livros que eu li, eu não tinha em casa e peguei na biblioteca do colégio”, explica Enzo Bondezan Fardini (4º ano), que tem o hábito de leitura e adora os gibis da Turma da Mônica e também “O Diário de Pilar” (série de livros que apresenta os mitos para as crianças). Para ele, o livro mais interessante deste ano no Percurso foi “Rupi! O menino das cavernas”, de Timothy Bush. “Achei bem interessante o tema, pois ele não desistiu do que ele queria”, comenta. 

“Ele voltou super contente com o troféu”, conta Michele, mãe de Enzo, que acredita que foi Manuela, a irmã de Enzo, a maior referência no assunto leitura, já que a menina, de 12 anos (7º ano), é uma grande leitora cujo prazer por histórias começou a ser desenvolvido desde bebê. “Com 5 meses, eu já lia pra ela e ela se interessava bastante na leitura”. Michele gosta de frisar que todo esse processo se deu de forma natural e o hábito da leitura sempre foi estimulado em casa, mas nunca forçado. No entanto, ressalta que o processo com Enzo se deu de maneira diferente. Também desde bebê Michele apresentou os livros para Enzo, mas o menino ainda não tinha interesse e foi desenvolvê-lo mais tarde. “Eu acho que a leitura contagia”, pontua a mãe, que diz que ir à biblioteca é um passeio para eles. 

Maria Eduarda, 3º ano, já recebeu seu primeiro troféu do projeto no ano passado e, neste ano, estava bastante animada para conquistá-lo novamente. Tanto que em pouco mais de duas semanas, conseguiu finalizar as leituras e as atividades propostas e já está com o tão esperado troféu nas mãos. “Todos os livros eram legais, mas o que eu mais gostei foi o Diversidade (Tatiana Belinky), que fala que ninguém é igual ao outro e que a gente deve ajudar as pessoas”, frisa Duda, que emprestou todos os exemplares da biblioteca do COC Santa Rosália. Para Duda, o projeto acaba ajudando também nos estudos, pois as atividades propostas acabam sendo um treino para as provas. A menina sempre recebe apoio da mãe (que também é professora no colégio) em suas leituras. “Ela me ajuda se eu tenho dúvidas”, explica. Ana Paula diz que o hábito da leitura foi estimulado desde quando Duda era bem pequenininha. “Eu sou a maior incentivadora, no entanto, ela fez bem rápido por vontade dela própria. Ela colocou como meta e queria ser a primeira a terminar”, conta Ana Paula que gosta de refletir sobre o livro com a filha após as leituras. 

Desde 2019 

O projeto Percurso Literário nasceu em 2019 e ocorre anualmente. De acordo com a faixa etária dos alunos, são selecionados 10 livros de gêneros literários variados que fazem parte do trajeto a ser percorrido ao longo do ano. Os livros são adequados à idade dos alunos e abordam temas importantes e responsáveis, contextualizando assuntos cotidianos e da grade curricular.

Após cada leitura, o aluno deve fazer uma atividade escrita para que possa discorrer um pouco sobre o livro lido. Após o cumprimento da atividade, o aluno recebe um carimbo e quando completar os 10 carimbos, recebe um troféu. 

“Os alunos podem realizar o Percurso ao longo no ano, afinal, não é uma corrida, mas o Enzo e a Maria Eduarda nos surpreenderam por completarem as leituras em tempo recorde”, comenta a coordenadora Priscila Lima. 

Entre os livros que compõem o Percurso deste ano estão autores como Ana Maria Machado, Tatiana Belinky, Eva Furnari, Ruth Rocha e também sorocabanas consagradas como Thais Laham Morello e Silvana Rando.