Experimentos científicos a partir de materiais simples como corantes, detergente e gelo seco prometem despertar as crianças para o mundo das ciências.
Essa é a proposta de mais um projeto que o COC Sorocaba- Santa Rosália encampa a partir deste ano: o Pequenos Cientistas.
As atividades já começaram em fevereiro e as crianças estão se divertindo muito e aprendendo diversas curiosidades sobre reações químicas e físicas básicas.
Vale destacar que todos os experimentos são realizadas com materiais que não são tóxicos ou perigosos, podendo ser manuseados com segurança pelos pequenos.
As crianças terão atividades do projeto Pequenos Cientistas quinzenalmente e o objetivo é trabalhar o conceito de STEAM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Art e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática)
“A ideia é promover o conhecendo científico de forma lúdica, despertando a curiosidade de maneira prazeroso e com linguagem acessível”, resume Joana, coordenadora da Educação Infantil.
Segundo ela, ao longo do ano outra questão fundamental a ser trabalhada no projeto é a reflexão sobre sustentabilidade e meio ambiente. Os experimentos também serão utilizados para exercitar a coordenação motora, a socialização e a criatividade. “São brincadeiras inteligentes que os alunos vão adorar”, pontua Joana.
Com leite, corantes comestíveis (assim não há problema se tiver algum contato com a boca), cotonete e detergente as crianças puderam ver as “tintas dançantes”.
Teve também experiências com tinta congelada e gelo. E a máquina de fazer espuma com fumaça usando água e gelo seco? Demais! Também teve um desafio com cores que misteriosamente se misturam entre os copos. Legal, né?
Dá uma olhada nas fotos em nosso Facebook.