Pequenos cientistas

Publicado em quarta, 23 de outubro de 2019 Educação Infantil

Com o intuito de despertar a curiosidade das crianças para o mundo da ciência e da tecnologia, as professoras Ana Letícia e Juliana realizaram uma série de experiências com as turminhas do Integral do COC Sorocaba – Santa Rosália.

Os pequenos ficaram surpresos e muito curiosos com a reação química ocasionada com a mistura da Coca Cola e a bala Mentos. Em contato com o refrigerante, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas que escapam na forma de um jato.

As crianças também ajudaram a fazer um vulcão, à base da reação química que ocorre quando se mistura o vinagre e o fermento.

Teve também a “pasta de dente de elefante”, que parte da mistura de água oxigenada, iodeto de potássio, corante e água, o que forma uma espuma que transborda do recipiente.

Uma outra experiência legal foi sobre gravidade, utilizando copo, barbante e um pratinho de alumínio.

A professora Ana Letícia frisa que para essas atividades foram selecionados produtos não tóxicos e as crianças também usaram luvas, para deixar tudo bem seguro.

“As experiências foram realizadas de acordo com a faixa etária de cada turma”, informa Ana Letícia.

Além dos experimentos, as crianças também foram apresentadas a equipamentos tecnológicos de antigamente para entender um pouco sobre a evolução de aparelhos como a TV e o celular.

Os alunos também fizeram robozinhos de sucata e de Lego, esses últimos motorizados e acionados por meio de controle remoto.

“Foi um projeto muito bacana. Pois a ideia é plantar a sementinha neles desde pequenininhos e esperamos que essas sementinhas frutifiquem bastante no futuro”, aponta a professora sobre essa experiência com os pequenos cientistas.

Confira as fotos em nosso Facebook.