De quinze em quinze dias, os alunos do Infantil 4 são convidados a se transformarem em pequenos cientistas. É que, ao longo do ano, as professoras realizam diversas atividades que visam ensinar ciência às crianças a partir de experiências simples, mas que despertam o fascínio a partir de reações químicas.
“O objetivo do projeto Pequenos Cientistas, é despertar o espírito investigativo e a curiosidade pela transformação que ocorre com as misturas de elementos”, comenta a professora Roberta, ressaltando também que as atividades acabam por ajudar os alunos a apurarem o foco e a concentração. “Tudo de forma lúdica e prazerosa, e de acordo com a linguagem de entendimento deles”, acrescenta.
Que tal pintar as mãos, para descobrir os resultados a partir da mistura das cores primárias? Ou então fazer um vulcão utilizando argila e para deixá-lo ainda mais legal, simular sua erupção através da mistura de vinagre, detergente, corante e bicarbonato? Nesse caso, trata-se de uma reação química que gera o gás carbônico responsável pelo efeito tão especial das bolhas saindo da boca do vulcão.
“Nessas atividades, os alunos demonstram interesse do início ao fim”, pontua a professora. Agora é só ficar no aguardo da próxima experiência, pequenos cientistas!