A professora Marina ministra aulas de História há 17 anos, sendo 10 deles em nosso colégio, no COC Sorocaba. Mesmo com uma longa trajetória como docente, ela ficou muito surpresa e feliz com a empreitada do aluno Francisco Bergamaschi Motta, após uma aula em que ela ensinou um pouco sobre arqueologia. “Uma coisa inusitada em toda minha carreira”, conta Marina. Segundo ela, todos os alunos adoram o assunto, mas nenhum levou tão a sério como Francisco.
Encantado com o assunto e fã de Indiana Jones (para seu aniversário de 8 anos, o clássico personagem de Hollywood foi o tema escolhido pelo garoto), Francisco aproveitou a viagem de Carnaval para a chácara do avô para fazer uma exploração arqueológica. Junto com os primos Antônio e Maria Flor, Francisco em suas andanças pela chácara, achou um terreno com a terra um tanto remexida. Para alguém com um olhar curioso como o de Francisco, foi um prato cheio para iniciar as escavações. E não foi que ele achou um fóssil? Sim, ele achou pequenos ossos que possivelmente são de um tatu. “Me senti muito emocionado. Tentei montar, mas não deu certo. No futuro, vou querer encontrar fósseis raros com aparelhos de alta tecnologia”, enfatiza Francisco.
Marina conta da surpresa de quando entrou na classe e o aluno veio com uma mochila com os ossos. “Ele disse que passou o Carnaval inteiro trabalhando como arqueólogo. Nós, educadores, não temos a total noção da influência da escola e das nossas aulas na vida das crianças!”, conta a professora com entusiasmo.
Rogério, pai do Francisco, conta da empolgação do filho com a descoberta e de como os amigos na escola interagiram bastante e elogiaram a iniciativa dele. “Ele sempre teve muito interesse por História. E essa escavação arqueológica foi realmente uma iniciativa dele. No aniversário de 8 anos, o tema escolhido por ele foi do Indiana Jones”, comenta o pai.