Palestra “Universidade nas escolas”

Publicado em terça, 10 de março de 2020 Ensino Médio

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e auxiliar nessa fase importante que é a preparação para os vestibulares, o COC Sorocaba – Santa Rosália promoveu para os alunos do Ensino Médio a palestra “Universidade nas escolas”, com Milena La Rubia.

A jovem, que cursa o 4º ano de Economia na Usp (campus Piracicaba), falou um pouco de sua experiência nessa fase da vida e mostrou, principalmente, que é possível sim se dedicar aos estudos sem abandonar a vida social, as práticas esportivas e o lazer. Aliás, fazer coisas prazerosas além do estudo é essencial para manter a saúde mental e isso é imprescindível para deixar esse momento mais leve e produtivo.

Em sua fala, Milena abordou vários temas. Ressaltou a importância na escolha da profissão (fazer testes vocacionais pode ser interessante, bem como participar de feiras e conversar com quem já trabalha na área).  Deu dicas sobre Enem, os principais vestibulares e de como organizar os estudos. Falou da importância de fazer exercícios de provas anteriores para testar os conhecimentos. Aliás, é super importante verificar onde estão os erros e estudar mais nesses pontos. Ter consciência de como administrar o tempo durante as provas também é bem importante.

Partindo de sua experiência pessoal, Milena falou de como foi sua rotina de estudos preparatórios para o vestibular e deu dicas de sites e canais no Youtube. Para ela, aula dada é aula estudada, assim o vestibulando não deixa acumular conteúdos.

E atenção: uma dos aspectos mais relevantes nessa rotina de estudos é não esquecer das horas de lazer, de curtir a família, os amigos, de sair e de fazer exercícios físicos. Milena destaca que é muito importante não entrar numa situação de se matar de estudar pois isso acaba não sendo produtivo para os estudos. “É claro que é um momento que exige muita concentração e foco, mas também é importante tirar um tempo pro lazer, pra não ficar angustiado”, aponta.

Confira as fotos em nosso Facebook.