Encenação 8º ano

Publicado em quinta, 25 de abril de 2019 Ensino Fundamental II
Depois de ensaios e toda preparação de figurino e cenário, os alunos do 8° ano do COC Sorocaba – Santa Rosália, sob coordenação da professora de português Priscila, realizaram a encenação de um clássico da dramaturgia brasileira: “O pagador de promessas”, de Dias Gomes. O texto também foi adaptado para o cinema pelo diretor Anselmo Duarte, nascido aqui pertinho, em Salto. Esse é um dos grandes filmes brasileiros e recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Para essa encenação, os estudantes foram divididos em grupos e cada um ficou com um ato.

Os alunos realizaram ensaios e fizeram adaptação da linguagem para comporem as cenas.

Os grupos também se preocuparam com a confecção de figurinos e cenários.

Durante todo esse processo, os estudantes foram estimulados a refletir sobre os principais temas tratados no texto e também as críticas tecidas pela obra. O texto conta a história de Zé do Burro e sua mulher Rosa que vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara. Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo.

Através dessa dinâmica de encenação, a professora Priscila acabou por incentivar os alunos a lerem a obra com olhar mais atento e reflexivo. 


Confira as fotos em nossa página do Facebook