Núcleo Olímpico de Matemática

Publicado em quinta, 07 de abril de 2022 Ensino Médio

Sob coordenação do professor Vitor, estudantes do Ensino Médio que participam do Núcleo Olímpico de Matemática tiveram a oportunidade de aprender estatística na prática por meio de uma atividade de pesquisa de campo.

Os alunos entrevistaram e catalogaram dados de mais de 80 pessoas, entre a comunidade escolar e também em praça e mercado. Saúde e meios de informação estiveram entre os temas abordados pelos estudantes nessa pesquisa.

A aluna Bia, do 1º ano, disse que nunca tinha visto a matemática assim na prática e que, para ela, a disciplina era vista apenas como resolução de exercícios. Como a estudante cursa a área de humanas, ela ficou encantada com as correlações possíveis e de como a matemática também incide e pode auxiliar em pesquisas na área de humanas. No levantamento da estatística, Bia notou que quanto mais aparelhos eletrônicos a pessoa possuía, maior era a probabilidade de ela estar totalmente vacinada.

Agora, os dados recolhidos estão sendo analisados e a turma terá um estudo de amostragem utilizando como princípio básico a estatística.