Noite de Jogos do 3° ano

Publicado em sexta, 09 de outubro de 2020 Ensino Médio

O ambiente virtual tem sido local de encontro de alunos e professores para aulas e estudos, mas que tal trazer também para esse espaço momentos de mais descontração e diversão para deixar a rotina escolar um pouco mais leve em tempos de pandemia?
Ao perceber que os alunos do 3º ano do Ensino Médio estavam um pouco desanimados e tensos - afinal de contas é um momento especial de expectativas em relação a vestibulares e ainda por cima no meio de uma pandemia -, o tutor da turma, Diego Benegas, resolveu trazer para o ambiente virtual escolar um pouco de descontração e diversão.
A proposta foi uma noite on-line com a brincadeira Stop entre professores X alunos. Foi um momento muito gostoso de interação e alegria.
A ideia surgiu após “desabafo” dos alunos com o tutor da turma, Diego Benegas. Essas reuniões de tutoria ocorrem semanalmente (a presença é opcional) e o objetivo é justamente escutar quais têm sido as dificuldades dos alunos - seja em relação a estudos mas também em relação à saúde emocional, e a partir disso propor ações para auxiliar a melhorar esses pontos levantados.
“Durante a tutoria a gente tava conversando sobre vestibular, pandemia e também falamos da importância de focar nos estudos, mas também de refrescar a cabeça, relaxar... E eles comentaram que durante a pandemia está muito difícil de achar momentos pra eles relaxarem. Senti que eles estavam tristes. Pois o 3º já é um ano pesado de muitas pressões em relação ao vestibular, agora ainda mais com a pandemia. A quarentena agrava tudo, pois eles ficam presos dentro de casa”, conta Diego. A partir dessa queixa dos alunos, ele falou da ideia do Stop com os professores e os estudantes se animaram na hora. A noite de brincadeira foi um sucesso. “Você via na risada deles o quanto eles gostaram e se aproximaram dos professores. Pra mim foi um momento que marcou e acredito que pra eles também”.
Para Dalila Lima, coordenadora do Ensino Médio, as relações humanas são de extrema importância no meio escolar e ter este olhar para o bem-estar do outro em um momento como este, faz toda a diferença. “Foi um momento muito gostoso e respeitoso para professores e alunos. Conseguimos dar boas risadas e nos sentirmos mais próximos. As relações, mais do que nunca, precisam se humanizar!”, comenta.
A aluna Camila Faria Ross de Souza destaca que o evento foi uma forma de interagir com os professores fora aula, “já que esse contato faz bastante falta para nós!”. “Nos divertimos, demos risadas, e matamos um pouco da saudade. Foi importante também, porque durante aquele momento pudemos nos distrair da preocupação com os estudos e vestibular”.
A estudante Maria Isadora Rodrigues Carlos destaca que o Stop entre professores e alunos foi uma “brilhante ideia” surgida no encontro de tutoria. “Ninguém nunca pensou em fazer o 3º ano em meio a uma quarentena. Na minha opinião, é nessa época que nossas ‘válvulas de escape’ (festas, cinema, viagens) são muito mais preciosas. Entretanto, quando situações adversárias batem à porta e não podemos ter esses momentos de distração, fica muito mais complicado manter a sanidade [...] Aquele momento do Stop, por mais curto que tenha sido, conseguiu me distrair, tirar um pouco o peso dos vestibulares da minha mente”.
A vitória nos jogos ficou para os alunos, mas é claro que todo mundo saiu ganhando. “Só de imaginar como serão os próximos jogos já me deixa animada!Será que pode ser na semana que vem?”, incentiva Maria Isadora.