No ritmo do Maracatu

Publicado em sexta, 11 de março de 2022 Ensino Fundamental I

Nas aulas de música do COC Sorocaba, os estudantes participam de várias vivências sobre os ritmos brasileiros. Uma das convidadas especiais da aula com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental foi a alfaia, um grande tambor que emite um som grave bem especial, que reverbera no contagiante ritmo chamado maracatu. As crianças puderam conhecer um pouco sobre como funciona esse instrumento percussivo, entendendo que quando a baqueta incide no meio desse tambor, um som grave é emitido, se a baqueta tocar mais na borda, o som torna-se menos grave, mais para um médio-agudo. “Eles adoram quando eu levo um instrumento para a sala de aula. Expliquei que a alfaia é um dos diversos instrumento percussivos existentes. Eles acharam engraçado o nome alfaia e brincaram ao chamar o tambor de alface, alfaiate e até wi-fi”, diverte-se a professora Simone.

Para que eles pudessem assimilar a diferença entre grave e agudo, a professora propôs diversas dinâmicas como falar tum (para o som grave) e pá (no som mais agudo) e também utilizando o corpo para apurar a percepção musical: bater palmas, os pés, erguer os braços de acordo com o som emitido... Também teve brincadeira de estátua, quando os participantes devem ficar imóveis assim que o som parar. Os pequenos adoram a brincadeira.

Além de maracatu, a professora também tocou samba, baião, coco e até funk e rap, que as crianças logo identificam e adoram. “Alguns alunos souberam também identificar o coco, pois eu trabalhei esse ritmo em uma aula no ano passado”, conta.

Simone também deu a oportunidade aos alunos de tocarem a alfaia.

E desse modo, com essa convidada especial chamada alfaia, os alunos puderam se divertir bastante e aprender um pouco mais sobre música brasileira.