Música de Orquestra

Publicado em quinta, 05 de maio de 2022 Ensino Fundamental I

Desde o final de 2020, os estudantes do Ensino Fundamental do nosso colégio têm a oportunidade de participar de um projeto em parceria com a Orquestra Filarmônica Jovem da Associação de Eventos Culturais (Assec) de Sorocaba.

A ideia é desenvolver a percepção e os conhecimentos musicais dos alunos através da visita mensal do regente Denis Viera, que sempre traz um integrante da Filarmônica como convidado da aula. Assim, ao longo das visitas, as crianças vão conhecendo como se dá a formação da orquestra, as famílias de instrumentos, os sons e as composições. “A gente percebe que existe uma alegria geral dos alunos, eles se interessam e curtem aquele momento. Minha avaliação é super positiva”, comenta.

Segundo Denis, o objetivo é levar um conteúdo diversificado aos alunos, despertando a curiosidade das crianças e apurando a escuta. “Queremos trazê-los mais próximo da orquestra, mostrando os instrumentos e suas famílias. Por exemplo, existem diversos trompetes, saxofones, clarinetes...”, explica o regente, contando que neste ano eles estão dando enfoque aos instrumentos de sopro. “É legal notar que eles vão percebendo as diferenças e vão criando uma forma de apreciar a música e isso é muito recompensador pra gente”.