Monstrinhos das emoções

Publicado em quinta, 01 de julho de 2021 Educação Infantil

Atividades de educação socioemocional fazem parte da rotina escolar dos alunos do COC Sorocaba. Desde pequenos, os estudantes participam de projetos que visam trabalhar questões relativas à saúde emocional.

Recentemente, as professoras Márcia, Amanda e Gabriela, do Infantil 5, trabalharam uma história que fala de sentimentos diversos como alegria, tristeza, raiva, medo, tranquilidade, paz e amor. Para fazer uma ponte com o universo das crianças, as professoras criaram monstrinhos de diversas cores, que representavam as mais distintas emoções.

A professora Márcia destaca a importância de criar, no ambiente escolar, espaços para conversar sobre os sentimentos, ainda mais num momento como esse, de pandemia, em que as emoções ficam confusas e à flor da pele.

Por meio de roda de conversa e contação de história, foi possível falar sobre diversos sentimentos. Teve ainda um caça aos monstrinhos que divertiu muito as crianças.

Durante a atividade, as professoras conversaram com as crianças sobre como vivenciamos muitos sentimentos diferentes e como podemos tentar lidar com eles de maneira saudável.

Finalizando a atividade, os alunos ganharam uma viseira com os monstrinhos do amor e da alegria.