Meu Primeiro Dicionário

Publicado em quarta, 24 de novembro de 2021 Ensino Fundamental I

Para marcar o fechamento do projeto “Meu Primeiro Dicionário”, foi realizado um evento em que os alunos puderam mostrar o resultado aos familiares. Devido à pandemia, cada classe teve seu evento separado, evitando assim aglomerações.

Na quadra da escola, os alunos fizeram uma pequena apresentação com música e depois subiram ao pátio onde puderam assinar seu livretinho.

O “Meu Primeiro Dicionário” é um projeto realizado ao longo do segundo semestre pelos alunos do 1º ano do Ensinos Fundamental. A ideia é produzir um registro dessa fase tão especial que é a alfabetização. Sem dúvida, trata-se de uma grande conquista. 

Para cada letra do alfabeto, as crianças escolhem uma palavra (as sugestões são levantadas pela própria classe e há um sorteio entre as palavras sugeridas) e depois de escrevê-la e colocar seu significado, os alunos produzem ilustrações a partir de desenhos, recortes, colagens e dobraduras. O resultado ficou mais uma vez muito bonito e dá para perceber o orgulho das crianças – e também dos familiares e professoras – com o material, produzido com tanto zelo.