Meu primeiro dicionário

Publicado em terça, 08 de outubro de 2019 Ensino Fundamental I

Ao longo do ano, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do COC Sorocaba – Santa Rosália realizam a produção de um projeto muito bacana: o “Meu primeiro dicionário”, que traz um registro bem legal desse processo que é a alfabetização.

A confecção do material começa em março e até meados de setembro as crianças vão realizando o projeto, que traz uma palavra começada com cada letra do alfabeto, de “A” a “Z”.

As palavras são escolhidas pelos alunos e passam por votação para a aprovação de cada uma delas, num processo coletivo cheio de aprendizado e que envolve todas as crianças.

Para cada palavra, eles escrevem o significado e fazem uma ilustração.

Ao término do abecedário, é realizada uma manhã de “lançamento” do material, quando a família pode ir até o colégio prestigiar as crianças nesse momento tão importante. Os pequenos ficam bem empolgados de darem “autógrafos” em seu material. Na ocasião também é realizada uma pequena apresentação musical e as crianças declamam algumas poesias. Neste ano, tiveram textos de José Paulo Paes e Vinícius de Moraes.

“O ‘Meu pequeno dicionário’ fica sendo uma lembrança linda desse momento da trajetória escolar do aluno. Muitos familiares vieram nos procurar para falar do quanto tinham gostado desse projeto”, confirma Priscila, coordenadora do Ensino Fundamental.

Confira as fotos em nosso Facebook.

Confira o vídeo do Meu primeiro dicionário em nosso Facebook.