O movimento retilíneo uniforme ou o uniformemente variado podem ser definidos por fórmulas. Mas muito além de decorar uma fórmula, os professores do COC Sorocaba querem que seus alunos entendam as equações de modo a assimilá-las de maneira mais consistente e interessante. Foi pensando nisso que os professores de matemática do 2º ano do Ensino Médio realizaram experimentos para demonstrar e melhor ilustrar essas funções.
Utilizando como base plana e horizontal o piso da quadra ou a bancada do laboratório, os professores Carlos e Vitor propuseram aos alunos que lançassem uma bolinha de gude e cronometrassem o instante que a bolinha passava pelo ponto 1 (inicial) até chegar ao ponto 2 (final), cujas marcações foram feitas com fita crepe.
A partir da coleta de dados do experimento - medindo o tempo e também a distância, os estudantes puderam calcular a velocidade e também montar um gráfico demonstrando esse deslocamento no espaço ao longo do tempo.
Em um outro experimento, utilizando uma bolinha de tênis, os estudantes analisaram os dados de um lançamento vertical, de queda livre e também lançamento oblíquo, quando a bolinha, após quicar, descreve uma parábola. “A sinergia entre prática e os conceitos teóricos torna a matemática ainda mais visível e aplicada no dia-a-dia. Ao ver qualquer arremesso de basquete, pode ter certeza que o aluno lembrará das parábolas aprendidas”, comenta Vitor.
As aulas fizeram parte do Itinerário Formativo de Matemática, que visa trazer para a prática conhecimentos e conceitos teóricos. Segundo Carlos, mesmo sendo um experimento simples, a aprendizagem através da prática traz resultados muito significativos e o aluno participa com entusiasmo. “As atividades tiveram a proposta de fazer com que o aluno possa perceber que a matemática é uma ferramenta essencial quando você quer descrever modelos físicos”, explica o professor Carlos.