Para entender os princípios que regem o magnetismo, é preciso ter uma capacidade de abstração bastante grande. Mas para deixar a teoria mais acessível, o professor Paulo, que ministra a disciplina de Física do COC Sorocaba resolveu fazer um experimento simples com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, e que auxiliou muito na aprendizagem do conteúdo. Utilizando imã, bússola, pó de ferro e folha de papel sulfite, foi possível compreender melhor o que são as linhas do campo magnético e como não definidos o polo norte e o polo sul.
“Todos já brincaram com imã, mas não têm ideia de todo conteúdo que envolve o magnetismo”, comenta o professor.
Para entender melhor como são definidos os polos (norte e sul) e como são estabelecidas as linhas de campo (que são imaginárias), o professor fez o experimento em sala de aula. “Assim, o que a gente ensina na apostila, eles acabam por ver na prática.”
E é muito legal entender esses princípios pois muitos dos eletrodomésticos que usamos em nosso dia a dia possuem motores que giram por meio da energia elétrica, utilizam o princípio do magnetismo. “Isso faz parte de um conteúdo chamado eletromagnetismo. Seja o secador de cabelo, o liquidificador, a máquina de lavar roupa: tudo que tem um motor que gira ligado na energia elétrica utiliza o princípio do magnetismo”, completa o professor.