Lição sobre inclusão

Publicado em quinta, 08 de dezembro de 2022 Ensino Médio

Depois de dois meses de trabalho e já em clima de Copa do Mundo, os alunos do 1º ano do Ensino Médio concluíram uma atividade interdisciplinar que visou projetar e construir uma perna mecânica que fosse apta a fazer um chute ao gol.  Além de aplicar conceitos das áreas de física e educação física, os estudantes realizaram uma importante reflexão sobre uma sociedade mais inclusiva.

O processo começou em outubro com a visita de funcionários da Conforpés (referência em próteses ortopédicas), que mostraram o funcionamento das pernas mecânicas e tiraram dúvidas. 

Com supervisão dos professores Ismael (Educação Física), Tiago (Física) e Verônica (Física), os alunos tiveram até o dia 2 de dezembro para construir a perna mecânica e participar da competição intitulada Chute ao Gol 2022. O grupo formado por Camila B. O. Bravo, Maria E. Veroneze, Arthur L. Sanoani e Luísa S. Leite foi o destaque na disputa.

Vale destacar que esse projeto fez parte do Itinerário Formativo de Exatas e foi dividido em duas fases. Na primeira, as equipes fizeram uma apresentação dos fundamentos teóricos, bem como um breve levantamento de questões relacionadas à inclusão de deficientes físicos em diferentes frentes da sociedade. Já na 2ª fase, ocorreu a disputa de chute ao gol. 

“O projeto estimulou as práticas científicas, a articulação/socialização de ideias, além de ser um exercício de empatia”, aponta o professor Tiago.