Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade de iniciação à leitura científica. E isso é muito importante, pois, na graduação, os alunos irão se deparar com diversos artigos científicos que têm estrutura e linguagem específicas do meio acadêmico. A professora selecionou um pequeno artigo científico, com linguagem mais acessível para que os alunos pudessem estudar e analisar. O artigo em questão tratava da Covid em pacientes com comorbidade e foi elaborado por médicos da Universidade Federal do Paraná.
Os estudantes puderam entender o que é uma metodologia científica, e quais são as etapas do método científico para que uma ideia passe de uma especulação para algo com comprovação cientifica. “O final de uma pesquisa cientifica é a elaboração e publicação de um artigo cientifico. E essa publicação é importante para que o conhecimento, aquilo que foi descoberto, esteja à disposição da comunidade”, explica a professora Aline.
Além da metodologia utilizada pelos autores, os alunos analisaram a introdução do artigo e quais foram os resultados mais importantes obtidos durante a pesquisa. “Daí cada grupo fez sua análise e expôs o que tinha observado”, conta a professora.
Aline frisa a importância dessa iniciação para a leitura científica já no ensino básico, pois isso prepara os estudantes para os textos que serão muito comuns durante na graduação.