Laboratório de Robótica

Publicado em quarta, 04 de maio de 2022 Ensino Fundamental I

Em parceria com a Lego, o COC Sorocaba fornece aulas de robótica aos alunos do Ensino Fundamental. No Laboratório de Robótica, que existe desde 2018 em nosso colégio, os estudantes aprendem de maneira lúdica e divertida conceitos fundamentais da matemática e da física, utilizando as famosas pecinhas coloridas e tablets para realizar a programação.

Um exemplo foi a atividade coordenada pela professora Priscila Luz, que deu uma aula super interessante aos estudantes dos 4º e 5º anos sobre força gravitacional, tração e atrito.

Depois de assistirem a vídeos que explicaram um pouco sobre o conteúdo através de exemplos práticos (como cabo de guerra, carroças, cachorros levando pessoas na neve...), foi a hora de exercitar esse conhecimento por meio do uso dos robôs. Os alunos não fizeram cálculos, mas através de experiências práticas, eles puderam mexer nos pesos das cargas dos robôs e assim entenderem melhor quais forças estavam incidindo naquela situação.

Vale destacar que nesses experimentos, além de aprenderem matemática e física, os alunos desenvolvem diversos outros aspectos como foco, imaginação, percepção visual,  coordenação motora e habilidades criativas.