Jogos e História

Publicado em quinta, 20 de outubro de 2022 Ensino Médio

Os alunos tiveram muito capricho e criatividade para criar jogos que abordavam o tema “A instalação do absolutismo na Europa”. A ideia era partir de informações adquiridas em sala de aula mais o conteúdo disponibilizado na apostila e criar um jogo - de cartas, de perguntas e respostas, de tabuleiro... – para aprender mais e de maneira lúdica sobre esse período importante, que marcou a passagem da idade média para a idade moderna. A atividade foi realizada dentro da proposta do Itinerário Formativo de Humanas e, divididos em grupos, os alunos do 1º ano do Ensino Médio pesquisaram sobre as monarquias inglesa, francesa, portuguesa e espanhola. Os resultados ficaram esteticamente muito legais e os jogos, muito interessantes, com dinâmicas estimulantes e conteúdo detalhado. 

O projeto foi coordenado por Isadora, professora de História. Segundo ela, passar muitas informações apenas em uma aula expositiva pode cansar os alunos e, então, para potencializar o aprendizado o desafio de pensar em um jogo – suas regras, sua estética e, claro, seu conteúdo – pode ajudar muito. “A ideia foi tratar o conteúdo que já tinha sido visto na Formação Geral Básica de uma outra perspectiva, aprofundando no Itinerário Formativo”, comenta a professora, explicando que há muitos detalhes que puderam ser explorados desse momento da passagem do poder dos senhores feudais para as monarquias: um período de muitas brigas por poder, muitos jogos políticos. 

A ideia foi que os alunos aprendessem mais sobre esse momento da história ao confeccionar seus jogos e também ao jogar os jogos propostos pelos outros grupos da turma. E os resultados ficaram realmente muito legais: teve jogo de percurso, de pergunta e resposta, de carta tipo super trunfo e também algo parecido com uma batalha naval. “Eles se envolveram bastante e a nota que foi dada não avaliou apenas a estética do jogo, mas também o conteúdo, a elaboração das regras, do manual de instruções... Tudo isso foi importante para atribuição das notas”, explica a professora, que destaca ter ficado muita satisfeita com os resultados da atividade.