Um jogo dramático que envolveu treinar a observação e também a desinibição. A ideia era imitar o caminhar de alguma pessoa, como fazem os atores quando estão construindo um personagem. A atividade foi realizada com as turmas de 8° anos e garantiu, além de aguçar o olhar, muita diversão.
A dinâmica foi proposta pelo professor Regis. A ideia partiu do estudo de tribos urbanas e estilos associados aos movimentos do hip hop, hippie e punk (músicas, vestuário e também comportamento). Ao falar de comportamento, o professor conversou sobre expressão corporal e propôs esse jogo dramático. A ideia era fazer uma caricatura corporal, imitando o andar do outro. Para ajudar com que os alunos superassem a vergonha, Regis foi o primeiro a caminhar em frente à turma, para ser observado e, posteriormente, imitado. “Assim eles se sentem mais à vontade”. O professor frisa que a finalidade era imitar o andar e não o corpo da pessoa. “Tem gente que anda com pé arrastando, com nariz mais empinado, com o corpo mais curvado… Trata-se de um exercício de observação mesmo, como um estudo de ator para compor personagem“, explica Regis. O professor ressalta que além de aprender os alunos se divertiram bastante.