Não apenas passar o conteúdo teórico, mas aproximar sempre que possível o conhecimento da prática. Esse é um objetivo em comum dos professores do COC Sorocaba. Para exercitar noção de direção e sentido de vetores, por exemplo, os estudantes do 9º ano foram convidados a brincar com um jogo de cartas para assimilar o conhecimento. De forma lúdica, os alunos se engajaram no tema e os resultados pedagógicos alcançados foram muito bons.
A atividade “Jogo Vetor” foi aplicada pelo professor Tiago. “É muito importante os estudantes terem bem claro e saberem reconhecer direção e sentido de um vetor. Muitas vezes, eles confundem uma coisa com a outra e acabam fazendo uma análise errada de situações-problema”, comenta o professor. Segundo ele, por mais que os alunos façam exercícios e resolvam diferentes problemas, ainda assim, alguns continuam confundindo direção e sentido. “Isso porque para esses estudantes, os exercícios não são atrativos. Por isso, a importância dessa atividade: um jogo no formato de cartas, onde os estudantes puderam exercitar a noção de direção e sentido, de forma lúdica e atrativa”.
O engajamento das turmas foi muito bom e, consequentemente, os resultados alcançados foram muito positivos.