Aula utiliza jogo da memória para trabalhar temas da história
Jogos podem ser uma excelente ferramenta pedagógica a ser usada pelos professores em sala de aula.
Foi apostando nesse potencial que o professor Diego, de História, desenvolveu um jogo da memória com os alunos do 7º ano do COC Santa Rosália.
E o mais legal foi que os estudantes não apenas puderam jogar, mas participaram ativamente de todo o processo de produção.
A ideia era trabalhar com palavras-chaves dentro dos seguintes temas: crise do feudalismo, renascimento e reforma religiosa.
“Utilizei princípios da aprendizagem ativa, separei em grupos e os alunos de cada grupo tinham funções determinadas”, explica o professor.
Dois alunos foram os pesquisadores responsáveis por elencar quais seriam as palavras-chaves; um aluno ficou responsável pela organização dos temas, e os outros por representar essas palavras escolhidas através de um desenho. “Sem perceber, eles estavam estudando e discutindo sobre os conceitos e como passar a ideia em um desenho”, conta o professor.
Depois de produzido os cartões, foi a hora de se divertir com a brincadeira e, cada vez que encontrassem um par do jogo, os estudantes explicavam o seu significado.