Jogo da memória

Publicado em terça, 03 de abril de 2018 Ensino Fundamental II
Aula utiliza jogo da memória para trabalhar temas da história Jogos podem ser uma excelente ferramenta pedagógica a ser usada pelos professores em sala de aula. Foi apostando nesse potencial que o professor Diego, de História, desenvolveu um jogo da memória com os alunos do 7º ano do COC Santa Rosália. E o mais legal foi que os estudantes não apenas puderam jogar, mas participaram ativamente de todo o processo de produção. A ideia era trabalhar com palavras-chaves dentro dos seguintes temas: crise do feudalismo, renascimento e reforma religiosa. “Utilizei princípios da aprendizagem ativa, separei em grupos e os alunos de cada grupo tinham funções determinadas”, explica o professor. Dois alunos foram os pesquisadores responsáveis por elencar quais seriam as palavras-chaves; um aluno ficou responsável pela organização dos temas, e os outros por representar essas palavras escolhidas através de um desenho. “Sem perceber, eles estavam estudando e discutindo sobre os conceitos e como passar a ideia em um desenho”, conta o professor. Depois de produzido os cartões, foi a hora de se divertir com a brincadeira e, cada vez que encontrassem um par do jogo, os estudantes explicavam o seu significado.