Inauguração da Nova Unidade

Publicado em quinta, 12 de maio de 2022 Educação Infantil

Um espaço para aprender de maneira lúdica, segura e confortável: essa foi a proposta que norteou o projeto arquitetônico da nova unidade que o COC Sorocaba acaba de inaugurar na cidade. Voltado ao segmento da Educação Infantil, o prédio, assim como as duas outras unidades do colégio, está localizado em Santa Rosália (rua Santana, 405), bairro que abriga a escola desde sua origem, há exatos 25 anos.

Aliás, a inauguração do novo prédio faz parte das celebrações dessa trajetória, que consolidou o COC Sorocaba como uma referência no segmento educacional na cidade e região. O evento de inauguração foi prestigiado por mais de 600 pessoas, entre alunos, pais, tios, avós e até padrinhos. 

A nova unidade conta com infraestrutura completa: salas amplas e com lousa eletrônica, quadra, pistinha de trânsito, tanque de areia, sala multiuso (com biblioteca, mini pet shop, cozinha, oficina mecânica e feira), sala de esportes (judô e balé), além de uma decoração toda especial pensada nos pequenos, com temas que são tratados em sala de aula e nas apostilas como fundo do mar, espaço sideral, a era dos dinossauros e animais das florestas. Vale destacar que toda estrutura é adequada às necessidades e ao tamanho das crianças: mesas, carteiras, planejamento dos banheiros, pias e bebedouros.

Segurança também esteve entre os aspectos observados durante a execução da construção, que conta, por exemplo, com piso emborrachado na área externa que serve de lazer e atividades para os alunos. 

Outra questão que orienta os espaços das três unidades do COC Sorocaba é a interação entre os estudantes e a natureza, com ambientes agradáveis de jardim, para que os estudantes possam ter momentos de lazer e também ter um espaço verde para atividades pedagógicas. A nova unidade conta também com horta, que é cuidada pelas próprias crianças sob orientação das professoras e auxiliares, além de um espaço para os dois jabutis – que já são xodós dos pequenos. Há também um aquário com peixes que são alimentados pelos próprios alunos, de acordo com um cronograma organizado para cada classe, o que possibilita que além de verificarem os ciclos dos peixes e outros aspectos biológicos, as crianças também desenvolvam a responsabilidade.

A coordenadora da Educação Infantil, Joana Saez, conta que o retorno dos pais e dos alunos não poderia ter sido melhor. Todos estão animados com a “nova escola” e as crianças estão explorando o espaço com alegria e curiosidade. 

“A nova unidade é um presente à comunidade escolar nesse momento tão importante do aniversário de 25 anos do COC Sorocaba”, comenta o diretor Raul Mascarenhas Fonseca, que aproveita para reiterar que com três unidades do colégio, é possível trazer uma infraestrutura adequada e compatível com o que cada segmento escolar – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio - necessita para melhor se desenvolver.