Importância da higiene

Publicado em quarta, 11 de agosto de 2021 Ensino Fundamental I

O pessoal do Fundamental I – Integral do COC Sorocaba desenvolveu atividades com o intuito de reforçar a importância da higiene corporal e bucal. Em tempos de pandemia, abordar esse tema é ainda mais importante.

Por meio de vídeos, histórias, roda de conversa e brincadeiras, a professora Ana Laura mostrou os produtos de higiene e a maneira correta de utilizá-los. Também foi possível mostrar como a higiene está ligada não apenas à saúde corporal, mas também ao bem-estar e à qualidade de vida.

As crianças também fizeram uma experiência em que foi possível mostrar como os microrganismos aderem facilmente às mãos e a partir daí contaminam todo o corpo. A ideia é colocar uma quantidade de glitter (de preferência biodegradável) em uma superfície e colocar a mão da criança, assim fica fácil de perceber e visualizar como da mão esse pozinho brilhante vai se espalhando por todo o corpo. E isso também se dá com os microrganismos. A partir dessa experiência, a professora ensina como deve ser o processo minucioso de lavagem das mãos, que inclui o dorso da mão e todos os vãozinhos entre os dedos. Esse processo deve demorar cerca de 20 segundos ou, para deixar mais lúdico, o tempo de cantar duas vezes “Parabéns pra você”.

Vale destacar ainda que, como os alunos do Integral passam grande parte do dia na escola, as professoras e auxiliares têm um cuidado sempre muito especial com a higiene bucal das crianças, orientando os alunos para a escovação correta dos dentes. A higiene bucal é realizada três vezes por dia na escola, após todas as refeições que os alunos fazem no colégio.

E já que o sabão é elemento fundamental quando o assunto é higiene, para finalizar a temática de maneira lúdica, as crianças se divertiram com bolinhas de sabão na área externa do colégio.