Humanas em Ação

Publicado em segunda, 25 de outubro de 2021 Ensino Médio

Podcast, debate, pesquisa científica e júri simulado (simulação de um tribunal judiciário). Estes são alguns dos projetos que foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio que participam da disciplina eletiva Humanas em Ação, uma entre as sete ofertadas gratuitamente neste semestre no COC Sorocaba.

Os projetos foram escolhidos pelos próprios estudantes, de acordo com os gostos e aptidões de cada um, já que a ideia é realmente dar autonomia e liberdade no processo de estudo. “A partir dessa proposta, o engajamento dos alunos é amplificado qualitativamente, uma vez que eles se tornam sujeitos ativos do processo de aprendizagem”, pontua o professor André, responsável pela disciplina.

Segundo ele, todo o processo ocorre em linha com as mais modernas práticas pedagógicas, cujos princípios se adequam ao que se espera para a educação no século 21.

Outra questão levantada pelo professor é que através das disciplinas eletivas é possível aos alunos se descobrirem para interesses profissionais. Em Humanas em Ação, por exemplo, matérias como Direito e a própria prática docente são abordadas. “Sendo assim, os alunos experimentam vivências que podem ajudar-lhes em decisões futuras”, acrescenta.

A disciplina é dividida em quatro módulos: Pesquisa Científica na Área de História, Filosofia ou Sociologia; Ética, Moral e Direito; Sociologia e Filosofia Política, e Relações Internacionais e Geopolítica Mundial.